Este Blog foi criado e organizado na perspectiva de aprender, pesquisar e compartilhar conhecimentos e práticas sobre "Evangelização no Universo Infantil". Partilhar e sugerir atividades, planejamentos, projetos e notícias relacionadas, em busca de acolher esses anjos enviados por Deus e transmitir nossos valores e saberes com o amor de Jesus.
SOLSTÍCIO MARCA A CHEGADA DO VERÃO MOSTRANDO A PERFEIÇÃO DA NATUREZA E DO MUNDO CRIADO POR DEUS.
Foto: Guto Kuerten/ Agência RBS
Ao mesmo tempo que o universo é grandioso, consegue ser detalhista. A angulação da Terra, a posição do sol, a influência da lua e a velocidade dos corpos celestes se combinam para um acontecimento de um instante. Neste momento, que ocorrerá amanhã, às 14h11min, as sombras se encolherão no menor tamanho possível e darão lugar ao verão.
O momento é chamado de solstício ("sol parado", em latim) de verão. É quando os raios solares incidem com maior intensidade no Hemisfério Sul do planeta. A radiação, neste instante, chega perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio — uma linha imaginária ao sul do Equador.
As cidades que passam por essa linha — como as paulistas de Sorocaba e Ubatuba — não terão sombra às 14h11min de amanhã. Isso ocorre porque o sol estará mirando seus raios exatamente sobre o Trópico de Capricórnio. Se um fio ligasse o astro-rei ao solo terrestre formaria um ângulo de 90 graus com o chão desses municípios. Ou seja, por lá não haverá lugar plano sem sol. Como Florianópolis está abaixo do trópico, a inclinação da sombra será de 4 graus em direção ao sul, a menor sombra possível em todo o ano.
— É por esse motivo que os engenheiros de Florianópolis preferem não construir as casas posicionadas para o sul. Uma parede estaria sempre com sombra — explicou o engenheiro mecânico e astrônomo Adolfo Stotz Neto.
A velocidade também é fator fundamental para que o solstício seja um momento ímpar para cada ano. Como a terra gira ao redor do sol com uma velocidade de 29 quilômetros por segundo, cada lugar do Brasil será banhado perpendicularmente pelos raios do astro-rei por apenas um segundo. É um capricho do universo que marca o início da estação mais quente do ano.
Por Carolina Dantas
Fonte: www.zerohora.clicrbs.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário