PROBLEMAS EM CASA, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, SEPARAÇÕES, BRIGAS, AGRESSÕES..
Sei, um assunto que todos gostam de fugir, de fingir que isso não existe.. Pelo menos com as nossas crianças não.
Mas... O mundo não é assim tão perfeito! Há milhares de crianças e adolescentes que vivem ou sofrem algum tipo de violência em suas casas, com suas famílias.
Os motivos e problemas são inúmeros! Desde o uso de drogas, intorpecentes, álcool... Até mesmo por questões religiosas.
Mas fato é que a criança não aprende somente o que os adultos ensinam. Aprende muito mais com o mundo, com a vida, a rua, os amigos e aqueles em que ela enxergar como corretos, de sucesso e mais felizes do que ela.
Quem ensina, quem educa, não pode omitir os fatos. Não pode fingir que tudo é perfeito. Pois a criança vai se sentir como não pertencente a este mundo. Vai sentir vergonha de todos, inclusive da própria família. E vai achar que só na casa dela acontecem coisas erradas, que todos vivem num mundo perfeito e que realmente esse mundo perfeito não é real, é fantasia, é mentira...
Assim começam a desacreditar no futuro, nas pessoas, na nação em Deus..
E aquele que preferiu "omitir esse assunto, pois são apenas crianças", perdeu a chance de conquistar uma linda amizade, baseada na verdade, na realidade, na confiança e no amor de Deus que nos une como verdadeiros irmãos.
No evangelho de João cap 4, Deus diz para acreditarmos em Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos salvar e foi morto crucificado para que todos recebam o perdão pelos seus pecados. Sendo assim, quem somos nós para julgarmos os erros e pecados dos nossos semelhantes? Todos nós pecamos. Pecamos ainda mais se ensinarmos essas crianças a odiarem e não amarem! Pois deixamos de cumprir com o segundo mandamento das leis de Deus: "Amar ao próximo como a si mesmo!", e também ensinamos a criança os valores do mundo, da razão e não o perdão e os valores de Deus.
Nossa missão ao evangelizar é ensinar a verdade, como agir diante dos problemas, como podemos nos ajudar e que como nós, muitos outros também já passaram por isso.
Mostre às crianças que elas também podem evangelizar e ajudar os que precisam! Ofereça ajuda, apoio, orientação. Mas não critique! Ensine-a a perdoar. Pois quem de nós gostaria de ouvir alguém falando mal do nosso pai? Dos nossos irmãos? Eles podem errar, agirem com maldade em determinados momentos, nos trazerem sofrimento... Mas vamos continuar amando-os! O amor que nos une em laço familiar é eterno!
Nós temos que dar as mãos, mostrar aos pequeninos que eles não estão só. Apresentar Jesus Cristo e dizer que ele está ao nosso lado, que pode nos ouvir, nos ajudar, nos atender e que somos todos filhos de Deus. O Deus que nos ama, cuida e não quer nos ver sofrer. E esse mesmo Deus também ama a nossa família e cada um que ele escolheu para nos completar e nos amar.
Basta dizer "- Eu te amo meu Deus! Eu acredito em ti e sei que não vai abandonar a minha família! Cuide deles que são meus tesouros e perdoe seus pecados, eles não sabem o que estão fazendo."
Eles o amam e tu os ama! Eu creio em Jesus Cristo e sei que ele guardará a minha família e os conduzirá na verdade, no amor e no verdadeiro caminho. Pois somos todos filhos de Deus!".
"- Quem ama perdoa, entende e aceita os outros como eles são!"; "- Os verdadeiros amigos são aqueles que criticam, dizem duras palavras se preciso! É preferível viver na verdade do que na ilusão."; "Encarar os problemas não é fingir que eles não existem, é buscar uma solução."...
Viver é amar, abraçar, sorrir e ser feliz! Não deixe a tristeza dominar seu coração! Não deixe a dor apagar o brilho do seu olhar! Alimente sonhos, esperança, amor e saiba perdoar! Busque valorizar tudo o que tem, agradecer cada conquista e apoiar os que sofrem... Pois só sendo bons amigos que iremos conquistar amizades verdadeiras no amor de Deus.
Por: Paula Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário